YAP_Constructo 6 “Seu Reflexo” / Guillermo Hevia García + Nicolás Urzúa Soler

YAP_Constructo 6 “Seu Reflexo”  /  Guillermo Hevia García + Nicolás Urzúa Soler - Imagem 2 de 28YAP_Constructo 6 “Seu Reflexo”  /  Guillermo Hevia García + Nicolás Urzúa Soler - Imagem 3 de 28YAP_Constructo 6 “Seu Reflexo”  /  Guillermo Hevia García + Nicolás Urzúa Soler - Imagem 4 de 28YAP_Constructo 6 “Seu Reflexo”  /  Guillermo Hevia García + Nicolás Urzúa Soler - Imagem 5 de 28YAP_Constructo 6 “Seu Reflexo”  /  Guillermo Hevia García + Nicolás Urzúa Soler - Mais Imagens+ 23

  • Colaboradores: Felipe Droppelmann, Cristian Fuhrhop, Cristóbal Montalbetti, Diego Rivera
  • Cliente: MoMA NY + Constructo
  • Engenharia Estrutural: Hunter Douglas Chile
  • Construção: Hunter Douglas Chile
  • Orçamento: 35.000 US$
  • Tempo De Construção: 45 days
  • Ano Do Projeto: 2015
  • Cidade: Las Condes
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
YAP_Constructo 6 “Seu Reflexo”  /  Guillermo Hevia García + Nicolás Urzúa Soler - Imagem 9 de 28
© Nico Saieh

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto consiste um pavilhão de lazer, localizado no Parque Araucano, na cidade de Santiago, capital do Chile. Tem como objetivo produzir uma interação com os usuários do parque com suas curvas côncavas e convexas espelhadas que gera um universo de multiplicações e deformações da imagem das pessoas e do ambiente em sua volta. A obra foi anunciada vencedora do concurso privado YAP_CONSTRUCTO 2015, uma das cinco versões do YAP (The Young Architects Program), uma parceria anual entre o Museu de Arte Moderna e o MoMA PS1 que "fomenta a pesquisa relacionada a projetos inovadores e promove o talento emergente".

YAP_Constructo 6 “Seu Reflexo”  /  Guillermo Hevia García + Nicolás Urzúa Soler - Imagem 5 de 28
© Nico Saieh

O projeto é construído de três planos bidimensionais de alumínio espelhados, medindo 3,2 m e 25 mm de espessura, contendo uma paisagem de suaves colinas, vegetação arbustiva, flores silvestres e água em movimento, elementos traduzidos de um lugar imaginário. O pavilhão também é o suporte para o desenvolvimento de uma série de atividades incluindo concertos de música ou apresentações culturais, todos abertos ao público e gratuitos.

YAP_Constructo 6 “Seu Reflexo”  /  Guillermo Hevia García + Nicolás Urzúa Soler - Imagem 18 de 28
© Nico Saieh
YAP_Constructo 6 “Seu Reflexo”  /  Guillermo Hevia García + Nicolás Urzúa Soler - Imagem 22 de 28
Paisagismo

Aqui foi construída uma experiência incerta, uma situação de estranhamento, que não tem pretensão de ser controlada, uma vez que as possibilidades de reflexão e deformação provocadas pelos planos curvos espelhados são infinitos. As situações de reflexão e deformação foram multiplicadas para produzir uma interação que pertence ao mundo de ilusões, mais surreais do que reais. Fazia parte dos objetivos da obra que o visitante criasse uma expectativa do que vai surpreendê-los na situação seguinte.

YAP_Constructo 6 “Seu Reflexo”  /  Guillermo Hevia García + Nicolás Urzúa Soler - Imagem 10 de 28
© Nico Saieh
YAP_Constructo 6 “Seu Reflexo”  /  Guillermo Hevia García + Nicolás Urzúa Soler - Imagem 25 de 28
Planta

A materialização desta experiência é alcançada através de duas operações:

A primeira delas é a definição de um suporte ou topografia, uma paisagem com elevações suaves, cobertas de grama e vegetação arbustiva, colorida por uma série de flores silvestres, além de um pequeno córrego. 

YAP_Constructo 6 “Seu Reflexo”  /  Guillermo Hevia García + Nicolás Urzúa Soler - Imagem 4 de 28
© Nico Saieh

A segunda operação consiste na inserção de três planos bi-dimensionais em alumínio espelhados, que constroem uma série de espaços internos e externos, eliminando os limites, e ao mesmo tempo desaparecendo, deixando que o entorno refletido se torne o projeto real.

YAP_Constructo 6 “Seu Reflexo”  /  Guillermo Hevia García + Nicolás Urzúa Soler - Imagem 26 de 28
Diagrama

Eles estão fixos no solo e foram configurados de modo a utilizar a série de concavidades e convexidades para permitir que se suportem sozinhos em pé. 

YAP_Constructo 6 “Seu Reflexo”  /  Guillermo Hevia García + Nicolás Urzúa Soler - Imagem 17 de 28
© Nico Saieh

Queríamos mudar o centro da proposta do objeto para a experiência do sujeito, sua interação com aquelas dos outros, e como seu entorno ou contexto será refletido e deformado com eles, na frente deles. No fim, não queríamos um edifício com uma proposta fechada, mas ao invés disto, articular um universo de sensações e experiências abertas a muitas interpretações. 

YAP_Constructo 6 “Seu Reflexo”  /  Guillermo Hevia García + Nicolás Urzúa Soler - Imagem 16 de 28
© Nico Saieh

Poderíamos destacar que uma maneira de mensurar uma boa cidade é a quantidade de atividades e espaços de qualidade com acesso livre que oferece a seus habitantes. Neste sentido, as atividades e projetos destinados ao lazer são uma boa escala de medir estes aspectos. Este pavilhão está inserido nesta lógica - no meio de um espaço urbano - oferecendo uma experiência não convencional com seus visitantes, que interage com o projeto em diferentes maneiras. 

YAP_Constructo 6 “Seu Reflexo”  /  Guillermo Hevia García + Nicolás Urzúa Soler - Imagem 3 de 28
© Nico Saieh

O pavilhão é um modelo que pode ser replicado e inserido em um circuito heterogêneo para os espaços públicos voltados para o lazer, sejam eles urbanos ou rurais.

YAP_Constructo 6 “Seu Reflexo”  /  Guillermo Hevia García + Nicolás Urzúa Soler - Imagem 11 de 28
© Nico Saieh

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Araucano Park, Las Condes, Las Condes, Região Metropolitana, Chile

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "YAP_Constructo 6 “Seu Reflexo” / Guillermo Hevia García + Nicolás Urzúa Soler" [YAP_Constructo 6 “Your Reflection” / Guillermo Hevia García + Nicolás Urzúa Soler] 04 Set 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/878592/yap-constructo-6-seu-reflexo-guillermo-hevia-garcia-plus-nicolas-urzua-soler> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.